<![CDATA[Igreja de São Cristóvão - Blogue]]>Mon, 14 Mar 2016 00:38:36 -0700Weebly<![CDATA[Enviar SMS pode ajudar a salvar igreja de São Cristóvão]]>Sun, 12 Oct 2014 23:43:32 GMThttp://scristovao.weebly.com/blogue/enviar-sms-pode-ajudar-a-salvar-igreja-de-sao-cristovaoPicture
Enviar um SMS para 4310 com a mensagem 012 passará a colaborar no "plano de divulgação associado à história da igreja de São Cristóvão. 

A igreja, construída em 1680, com 44 telas de Bento Coelho da Silveira (sec. XVII), corre o risco de perder parte do seu acervo artístico histórico se não houver uma intervenção rápida.
Pretende-se dar visibilidade nacional e internacional ao monumento associando-lhes um programa de atividades artísticas e culturais direcionado para a comunidade onde se insere.


Consulte o site da CML sobre o Orçamento Participativo

]]>
<![CDATA[RÁDIO RENASCENÇA: infiltrações ameaçam igreja de São Cristóvão ]]>Sun, 20 Jul 2014 23:58:58 GMThttp://scristovao.weebly.com/blogue/radio-renascenca-infiltracoes-ameacam-igreja-de-sao-cristovaoMovimento de Recuperação da Igreja de S. Cristóvão procura apoios para restaurar o edifício do século XVII. São dezenas as telas em risco devido à água que cai do telhado.

Foi das poucas igrejas que resistiu ao terramoto de Lisboa, em 1755, mas agora precisa de obras urgentes: entra água pela cobertura.  Aproveitando a visibilidade que as redes sociais permitem, a paróquia de S. Cristóvão decidiu criar um movimento de recuperação da igreja local e espera vir a conseguir ajuda da Câmara de Lisboa para as obras.

A ideia de lançar o movimento nasceu na própria comunidade, que tem orgulho na sua igreja. "Estou na paróquia há quatro anos e desde há quatro anos que me perguntam: ‘Padre, quando é que recuperamos estas paredes? Quando é que fazemos obras? Quando é que vamos ver o que é que está nestas telas?’", diz o padre Edgar Clara.

São 44 telas de Bento Coelho da Silveira, de finais do século XVII, mas estão quase ilegíveis. Sabe-se que "contam a história de S. Cristóvão, falam de S. Francisco, de Santo António, dos jesuítas S. Francisco Xavier e Santo Inácio de Loyola, falam sobre o Céu. O tecto é maravilhoso".

Tudo está em risco com a água que entra pelo telhado. Arranjar a cobertura é, por isso, a grande prioridade. Mas os custos previstos são demasiado elevados: "acima de um milhão de euros" é a estimativa.

O Patriarcado não tem capacidade financeira para renovar todas as igrejas de Lisboa que precisam de obras, reconhece Edgar Clara. "Só eu tenho 12 igrejas em Alfama, Castelo e Mouraria". Todas a precisarem de arranjos.

A paróquia candidatou o projecto de recuperação da igreja ao Orçamento Participativo da autarquia. "Candidatámo-nos a 499 mil euros, ou seja, menos de metade do que custará a obra total. E o que está para ser restaurado são as imagens, as telas e uma coisa fundamental antes disto tudo: a cobertura".

O padre espera que o Facebook ajude a divulgar o movimento e o projecto de recuperação da igreja para que se consiga o financiamento da autarquia. Os lisboetas podem votar nos projectos que se candidatam ao Orçamento Participativo entre 25 de Setembro e 6 de Novembro.

]]>
<![CDATA[Ecclesia: Movimento quer recuperar igreja de São Cristóvão]]>Sat, 12 Jul 2014 10:07:27 GMThttp://scristovao.weebly.com/blogue/ecclesia-movimento-quer-recuperar-igreja-de-sao-cristovaohttp://www.facebook.com/aarteemsaocristovao


Duas centenas de pessoas aderiram já ao movimento que pretende recuperar a igreja de São Cristóvão, em Lisboa. Trata-se de uma igreja construída em 1680, com “44 telas de Bento Coelho da Silveira emolduradas numa rica talha dourada”.


Para aderir baste entrar no site da Igreja [Carregue Aqui]


A Igreja de São Cristóvão é uma preciosidade do século XVII e na rede social Facebook já foi criada uma página para quem quiser acompanhar este procjeto e participar deste movimento.

O padre Edgar Clara apresenta seis objectivos que são a missão desta iniciativa como “recuperar, travar o estado de degradação em que o edifício e o património que integra se encontram”, “dinamizar a vivência do espaço religioso e cultural” ou “fomentar a criação de parcerias entre as várias associações, coletividades, movimentos, entre outros, da comunidade onde se insere”.

]]>
<![CDATA[Divulga: Gosta da Arte em São Cristóvão]]>Tue, 08 Jul 2014 19:44:06 GMThttp://scristovao.weebly.com/blogue/divulga-gosta-da-arte-em-sao-cristovaoPicture
 http://www.facebook.com/aarteemsaocristovao

Constituir um Movimento de Recuperação da Igreja de São Cristóvão. Este é o objectivo da Eucaristia que dará início à divulgação do projecto, que decorrerá na Igreja de São Cristóvão, às 19 horas.

Depois da celebração eucarística, pelas 19h30, haverá breve explicação da Arte em São Cristóvão e do projecto que foi apresentado para o Orçamento Participativo.

A paróquia reúne-se, também, em convívio, num jantar partilhado, às 20 horas, para celebrar o aniversário do pároco, padre Edgar Clara, e recolher contactos para a constituição do Movimento.

Gosta aqui: http://www.facebook.com/aarteemsaocristovao

Objectivos do Movimento de Recuperação da Igreja de São Cristóvão

1º Recuperar: travar o estado de degradação em que o edifício e o património que integra se encontram.
2º Divulgar a história e a arte do monumento e da cidade
3ª Dinamizar a vivência do espaço religioso e cultural
4º Promover e estimular a criação artística na comunidade onde se insere
5º Fomentar a criação de parcerias entre as várias associações, coletividades, movimentos, entre outros, da comunidade onde se insere
6º Contribuir para o desenvolvimento económico da comunidade envolvente






]]>
<![CDATA[Robert Smith (1962-1964)]]>Tue, 08 Jul 2014 14:05:05 GMThttp://scristovao.weebly.com/blogue/robert-smith-1962-19642]]><![CDATA[Robert Smith (1962-1964)]]>Fri, 04 Jul 2014 12:28:41 GMThttp://scristovao.weebly.com/blogue/robert-smith-1962-19641]]><![CDATA[Robert Smith (1962-1964)]]>Tue, 01 Jul 2014 22:11:30 GMThttp://scristovao.weebly.com/blogue/robert-smith-1962-1964
]]>
<![CDATA[Robert Smith (1962-64)]]>Fri, 27 Jun 2014 10:20:41 GMThttp://scristovao.weebly.com/blogue/robert-smith-1962-64]]><![CDATA[São Cristóvão visto por Robert Smith (1962-64)]]>Wed, 25 Jun 2014 09:53:43 GMThttp://scristovao.weebly.com/blogue/sao-cristovao-visto-por-robert-smith-1962-64]]><![CDATA[São Cristóvão candidata-se ao Orçamento Participativo]]>Sat, 21 Jun 2014 09:05:29 GMThttp://scristovao.weebly.com/blogue/sao-cristovao-candidata-se-ao-orcamento-participativoA Igreja de São Cristóvão é detentora de um valioso património religioso, artístico e cultural. Em plena colina lisboeta, este património testemunha as vivências da cidade e celebra a arte portuguesa nas suas diversas tipologias: pintura, escultura, talha dourada, azulejaria, paramentaria. 

Este património precisa de atenção. O estado de conservação do conjunto é grave. 
Ao longo das últimas décadas foram-se acumulando danos típicos do envelhecimento natural dos materiais originais agravados pelas condições ambientais onde o monumento está inserido. É exemplo da fragilidade deste edifício a cobertura da Igreja de São Cristóvão que se encontra em muito mau estado e cujos danos contribuem para o agravamento do estado de conservação do património que o edifício integra. Outro exemplo é o conjunto de pinturas sobre tela, em grande parte da autoria de Bento Coelho da Silveira, com representações da vida de S. Cristóvão que se encontram em muito mau estado. O envelhecimento das camadas de proteção da pintura alterou de tal forma o aspeto destas peças que não permite que sejam admiradas no seu verdadeiro esplendor. Para travar a degradação a Paróquia de S. Cristóvão lançou mãos à obra partindo da conceção de um projeto de recuperação e valorização do monumento com o objetivo de garantir a sua estabilidade e a sua continuidade para as gerações futuras mas também com o intuito de o valorizar. É intenção da Paróquia recuperar este monumento, torná-lo mais acolhedor para fiéis e visitantes e garantir que seja ele também um polo dinamizador da comunidade onde se insere. A intervenção que se prevê será realizada in situ por forma a permitir à comunidade lisboeta e aos viajantes da cidade a oportunidade de acompanhar um projeto desta natureza. A intervenção in situ será uma mais-valia para a sensibilização na preservação do património e no reconhecimento da arte que existe na Igreja de São Cristóvão. Para além do projeto técnico, em que a Paróquia tem investido, está a ser criado um movimento de apoio à recuperação e vivência da Igreja De São Cristóvão. Este movimento cívico pretende recuperar, divulgar e valorizar o conjunto artístico da Igreja de São Cristóvão que se assume de grande valor e relevância para a cidade de Lisboa. O movimento centra-se nos seguintes objetivos: 1º Recuperar: travar o estado de degradação em que o edifício e o património que integra se encontram. 2º Divulgar a história e a arte do monumento e da cidade 3ª Dinamizar a vivência do espaço religioso e cultural 4º Promover e estimular a criação artística na comunidade onde se insere 5ºFomentar a criação de parcerias entre as várias associações, coletividades, movimentos, entre outros, da comunidade onde se insere 6º Contribuir para o desenvolvimento económico da comunidade envolvente. 

CONSULTE O PROJECTO [CARREGUE AQUI]

Acompanhe-nos na recuperação da Igreja de São Cristóvão no site: http://scristovao.weebly.com/
]]>